Por que contratar um Seguro de Passageiro em meio à pandemia?

Você que é empresário do setor de transporte de passageiros deve estar se perguntando o porquê de contratar um Seguro de Passageiro ou RC / APP se boa parte da sua frota está parada na garagem por conta da pandemia da Covid-19. O Seguro de Responsabilidade Civil para ônibus é obrigatório e exigido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para viagens interestaduais.

Embora essa crise causada pelo novo coronavírus, nunca vista antes em todo o mundo, tenha deixado estragos em praticamente todos os setores da economia, engana-se quem pensa não ser um bom momento para negociações. É justamente por conta de um mercado econômico tão atingindo que as empresas dos mais variados segmentos estão se movimentando para fazer a roda girar no Brasil.

Por conta da pandemia houve uma maior negociação em todos os contratos e para o seguro não foi diferente. As empresas estão buscando enxugar o que é possível e, apesar de não ter tido mudança na tarifa, houve uma redução por conta das negociações individuais. O mercado segurador está atento e, pela primeira vez em muitos anos, há uma concorrência entre três grupos, ou seja, é mais benefício para os segurados.

Nós da TERST temos, desde o início da pandemia, buscado entender a necessidade de cada empresa, concedendo descontos, cancelamentos de parte da frota até adequar o seguro para o que a empresa precisa. A regra é não deixar nenhuma empresa descoberta.

Custo ou benefício?
Afinal, o RC / APP é o tipo de seguro que garante ao segurado a indenização por danos materiais ou corporais causados involuntariamente a terceiros.

Para entender a dimensão e a importância, mais de 130 milhões de usuários são transportados anualmente por este modal, segundo a ANTT, sendo 11 milhões de passageiros só do setor de fretamento.

Transportar vidas é uma grande responsabilidade, portanto, é saudável para os negócios de transportes e, inclusive inteligente, ter um Seguro RC de Passageiro, principalmente se observarmos os índices de acidentes do país.

Tratar o Seguro de Passageiro como custo opcional pode sair muito mais caro, já que a empresa pode ser responsável pela dor da perda de terceiros, processos judiciais, indenizações, entre outros danos.

Diferenciais
Apesar de não haver cobertura de roubo, é levado em consideração o histórico de sinistralidade. Por isso, a TERST tem, atualmente, algumas ações in loco dentro da empresa visando o controle de sinistros como palestras, identificação de eventuais motoristas com maior índice de acidentes e acompanhamento psicológico, tudo isso sob os olhos do departamento de Recursos Humanos.

Outra vantagem em contratar o RC / APP é que este seguro tem a possibilidade de movimentação da apólice. Se a empresa está com apenas uma parte da frota rodando, principalmente durante a pandemia, é possível segurar somente os carros que estão ativos. E a medida que a situação começar a normalizar, o empresário pode recompor a apólice.

Além disso, o número de itens não é o fator determinante no custo, o grande diferencial é a quantidade e valor das coberturas, uma vez que este seguro começa em R$ 50 mil e vai até R$ 4,5 milhões para a cobertura básica que é de danos corporais aos passageiros.

Desta maneira a empresa estará protegida contra uma série de imprevistos como:

  • Danos corporais e materiais a passageiros, ou seja, protege a transportadora caso o veículo venha a se evolver em acidente de trânsito e se o passageiro sofrer ferimentos ou se tiver danos em algum pertence.
  • Danos corporais a terceiros, protege a empresa caso se envolva em algum acidente de trânsito que possa ferir uma pessoa que não esteja sendo transportada.
  • Danos morais causados a passageiros, ou seja, protege empresa caso a pessoa transportada se ache afetada em seu ânimo psíquico, moral e intelectual, seja por ofensa à sua honra, na sua privacidade, intimidade, imagem, nome ou em seu próprio corpo, em acidentes de trânsito.
  • Danos morais a terceiros, ou seja, protege a empresa contra danos morais por ela causados a quem não esteja sendo transportado caso se ache afetado em seu ânimo psíquico, moral e intelectual, seja por ofensa à sua honra, na sua privacidade, intimidade, imagem, nome ou em seu próprio corpo.
  • Morte acidental de passageiros;
  • Invalidez permanente de passageiros;
  • Despesas médicas e hospitalares de passageiros;


O seguro ainda prevê coberturas para os motoristas dos transportes das empresas, como:

  • Morte acidental de condutores;
  • Invalidez permanente de condutores;
  • Despesas médicas e hospitalares de condutores

Em se tratando de vidas, há no Seguro de Passageiro um viés de responsabilidade social no amparo das famílias que por ventura venham a se acidentar. Ou seja, este seguro é muito mais amplo do que um simples certificado ou obrigatoriedade. Significa uma atitude direta na proteção do patrimônio do empresário, continuidade de sua operação e manutenção de sua imagem perante o mercado.

Leave a comment

Rua  Conselheiro Crispiniano, 105, 5º e 6º andar – República, São Paulo

Terst ® 2020 – Todos os direitos reservados

Em razão do Covid-19 a TERST está operando remotamente.

Seguem nossos canais de contato:

Automóvel:
automovel@terst.com.br  

(11) 99151-2592  /  (11) 97219-7802  /  (11) 94210-0898

Cobrança:
automovel4@terst.com.br

(11) 99620-0927

Ônibus (RCO):
onibus@terst.com.br

(11) 97644-1459  /  (11) 99107-2031

Vida, Saúde, Odonto, Viagem:
beneficios@terst.com.br

(11) 97593-4044 / (11) 94384-8636

Empresa, Residência e Outros Segmentos:
multicanal@terst.com.br

(11) 99440-4669  /  (11) 99106-1337

Sinistros:
sinistro@terst.com.br

(11) 94352-7003  /  (11) 97644-0372 /  (11) 9440-4669

WhatsApp chat